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RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

A Visita Domiciliar como Cenário de Aprendizagem Humanista

Camargo ALS(1) (1) UNESC.

Introdução: A assistencia domiciliar e considerada nos dias atuais como uma forma diferenciada de atendimento que vem sendo implementada pelo Sistema Unico de Saude atraves das equipes da ESF. Segundo a OMS, a assistencia domiciliar e definida como “ a provisao de servicos de saude por prestadores formais e informais com o objetivo de promover, restaurar e manter o conforto, funcao e saude das pessoas num nivel maximo, incluindo cuidados para uma morte digna” (BELLO JR; et al. , 2006). No curso de Medicina da Unesc, os alunos tem insercao precoce nas equipes de saude onde atua a ESF e como parte deste contexto, a visita domiciliar torna-se um valioso cenario de aprendizagem. Objetivos: Proporcionar ao aluno um cenario de pratica integrativa onde familia e cuidador devem ser valorizados. Desvincular o academico do modelo hospitalocentrico. Métodos: Foram realizadas 29 visitas domiciliares pelos alunos da 9a fase ( internato medico) no segundo semestre 2009. para pacientes impossibilitados de comparecer na UBS. A atividade faz parte do processo avaliativo do aluno enquanto membro da ESF. A visita incluia a anamnese com o proprio paciente ou seu cuidador, exame fisico, elaboracao da lista de problemas, hipoteses diagnosticas, solicitacao de exames complementares quando pertinente,analise dos farmacos ja utilizados pelo paciente, diagnostico social. Estas acontecem sob a supervisao e acompanhamento do preceptor responsavel. Resultados: Atraves das entrevistas realizadas, foi possivel caracterizar o paciente alvo e propiciar a discussao a respeito das indicacoes da VD. Caracterizar o cuidador e promover a integracao do futuro medico com a familia. Segundo FERNANDES (2005), e na VD que a equipe pode avaliar as necessidade do paciente, de seus familiares e do seu ambiente. Conclusões: Oportunizar ao aluno o conhecimento de outros cenarios, torna a pratica academica enriquecedora e propicia ao aluno a integracao com a familia e cuidadores, alem de exercitar a interdisciplinariedade.

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