Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reflexões Éticas na Formação Médica: Atividade de uma Liga Acadêmica de Bioética (LABI)

Bergamasco NC(1); Obregon JMV(1); Hishinuma G(1); Alves PAM(1); Souza LBG(1); Silva DG(1) (1) Universidade Estadual de Maringa. Introdução: A formacao da Liga Academica de Bioetica, como uma iniciativa estudantil, tem na atualizacao e na promocao de questionamentos a respeito da pratica medica sua linha mestre. Assim como a agregacao de valor a formacao academica, incentivando a troca de experiencias por discentes e docentes, a aquisicao de novas realidades e o trabalho em equipe. Objetivos: Expor as reflexoes criticas levantadas nas reunioes da LABI, como questoes sobre o modelo biomedico e suas limitacoes, relevancia da humanizacao do cuidado, alem do desenvolvimento da cidadania e conscientizacao da responsabilidade social. Métodos: As reunioes ocorrem fora do cronograma curricular e sao embasadas em temas conflitantes da pratica da Medicina apresentados em formato de seminarios pelos academicos e subsidiada pelo medico coordenador do projeto. Alguns temas discutidos sao: o sofrimento e a formacao do medico, a abordagem da morte, alocacao de recursos em saude, atendimento a grupos especiais de pacientes, medicina baseada em evidencias e outros. Resultados: Em seguida as apresentacoes ocorrem discussoes a fim de esclarecer duvidas sobre o assunto, alem de incitar a participacao dos ouvintes de modo a nao somente expor o tema, mas construi-lo de forma conjunta, compartilhando vivencias e conhecimento. Dessa forma, questionamentos sobre como lidar com o sofrimento e as expectativas que rodeiam a Medicina, qual a etica que guia o atendimento em saude, quem sao e como devem ser trabalhados os pacientes especiais, como conciliar aspectos aparentemente opostos como medicina baseada em evidencias e medicina subjetiva ou eutanasia e distanasia; assim como o papel da escola medica em frente a tudo isso. Conclusões: Atraves dessas interacoes que permitem manifestacao e troca de uma grande diversidade de opinioes com ampliacao do senso critico e da capacidade analitica, alcanca-se um questionamento etico e moral fundamental a fixacao de premissas essenciais na formacao do profissional medico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário