Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bioética, Cinema e Educação Médica: o Respeito ao Cadáver em Questão no Filme ‘A Partida’

Schmitberger PA(1); Gomes AP(2); Palacios M(3); Rego S(4); Esperidiao-Antonio V(2); Siqueira-Batista R(5)(1) Medicina, Centro Universitario Serra dos Orgaos. (2) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa. (3) Instituto de Estudos em Saude Coletiva, Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (4) Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca, Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Fundacao Oswaldo Cruz. (5) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa; Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Introdução: A discussao sobre os aspectos bioeticos do estudo da anatomia humana comeca a ganhar espaco nos foruns de educacao medica. A despeito disso, em muitas ocasioes, docentes e discentes sequer logram identificar problemas morais relativos ao manejo pedagogico de cadaveres. Neste dominio, torna-se extremamente importante desenvolver estrategias pedagogicas para a vinculacao do ensino da anatomia humana a bioetica. Objetivos: Ponderar sobre o uso do cinema — enfatizando especialmente o filme A Partida — como metodo de ensino-aprendizagem
para a articulacao anatomia/bioetica no curso de graduacao em medicina. Métodos: Analise critica do filme e revisao da literatura utilizando a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), empregando como descritores: bioetica / cadaver (estrategia 1) e cinema / educacao medica (estrategia 2). Resultados: Foi encontrado um trabalho na estrategia 1 e dois trabalhos na estrategia 2, sendo selecionados todos os artigos para subsidiar a pesquisa. O filme ‘A partida’ permite a discussao dos problemas bioeticos referentes a utilizacao do cadaver na graduacao medica. De fato, na pelicula apresenta-se a historia de um violoncelista que, apos a dissolucao da orquestra em que tocava, comeca a trabalhar como funcionario funerario, tendo a tarefa de preparar o cadaver para que tenha uma despedida digna. Apos algum tempo, ele compreende a importancia de seu novo saber-fazer, apesar das criticas das pessoas proximas. Tal contexto viabiliza discussoes sobre a dignidade do cadaver, colocando em evidencia os riscos de toma-lo como mero objeto. Conclusões: O filme A Partida pode se constituir em interessante estrategia pedagogica para o desenvolvimento de atividade enfocando a bioetica no curso de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário