Schmitberger PA(1); Gomes AP(2); Palacios M(3); Rego S(4); Esperidiao-Antonio V(2); Siqueira-Batista R(5)(1) Medicina, Centro Universitario Serra dos Orgaos. (2) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa. (3) Instituto de Estudos em Saude Coletiva, Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (4) Escola Nacional de Saude Publica Sergio Arouca, Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Fundacao Oswaldo Cruz. (5) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa; Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Introdução: A discussao sobre os aspectos bioeticos do estudo da anatomia humana comeca a ganhar espaco nos foruns de educacao medica. A despeito disso, em muitas ocasioes, docentes e discentes sequer logram identificar problemas morais relativos ao manejo pedagogico de cadaveres. Neste dominio, torna-se extremamente importante desenvolver estrategias pedagogicas para a vinculacao do ensino da anatomia humana a bioetica. Objetivos: Ponderar sobre o uso do cinema — enfatizando especialmente o filme A Partida — como metodo de ensino-aprendizagem
para a articulacao anatomia/bioetica no curso de graduacao em medicina. Métodos: Analise critica do filme e revisao da literatura utilizando a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), empregando como descritores: bioetica / cadaver (estrategia 1) e cinema / educacao medica (estrategia 2). Resultados: Foi encontrado um trabalho na estrategia 1 e dois trabalhos na estrategia 2, sendo selecionados todos os artigos para subsidiar a pesquisa. O filme ‘A partida’ permite a discussao dos problemas bioeticos referentes a utilizacao do cadaver na graduacao medica. De fato, na pelicula apresenta-se a historia de um violoncelista que, apos a dissolucao da orquestra em que tocava, comeca a trabalhar como funcionario funerario, tendo a tarefa de preparar o cadaver para que tenha uma despedida digna. Apos algum tempo, ele compreende a importancia de seu novo saber-fazer, apesar das criticas das pessoas proximas. Tal contexto viabiliza discussoes sobre a dignidade do cadaver, colocando em evidencia os riscos de toma-lo como mero objeto. Conclusões: O filme A Partida pode se constituir em interessante estrategia pedagogica para o desenvolvimento de atividade enfocando a bioetica no curso de medicina.
Blog com assuntos relacionaods a Educação Médica, Congressos, cursos, resumos de artigos, atualidades. Além do banco de dados livre do Medtubebrasil que você já conhece. Espero que gostem.
Visite Medtubebrasil
Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário