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RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Reformulação da Grade Curricular em Prol da Humanização e Atenção Primária

Lima CC(1); Silva AS(1); Silva VER(1); Pires TLO(1); Aquino GN(1) (1) Universidade Federal do Vale do Sao Francisco.

Introdução: A saude esta em constante processo de mudanca e aprimoramento. Atraves da implementacao de disciplinas como Saude e Comunidade, Estudos de Saude, Introducao a medicina, esta sendo possivel melhorar a qualidade do ensino em saude na supracitada universidade e consequentemente melhorar as acoes em saude na regiao do Vale do Sao Francisco. Objetivos: O escopo deste trabalho galga sobre a fomentacao nas Universidades acerca da continua importancia da valorizacao do trabalho humanizado das acoes medicas no ensino. Ademais, mostra como direcionar as escolas medicas no sentido de formar egressos capazes de atuarem humanamente no seu cotidiano profissional. Métodos: Concerne-se em pesquisas realizadas atraves de preenchimento de enquetes sobre a situacao da saude no vale do Sao Francisco, os principais problemas no atendimento, e a participacao da universidade nessa melhora. Resultados: Consoante os resultados obtidos, a maior queixa relatada pelos entrevistados se da pela falta de humanizacao na relacao medico-paciente, sem construcao de vinculo e muitas vezes sem exames fisicos. Todavia ja e percebido uma transformacao no atendimento com a insercao dos alunos da Universidade nos campos de trabalho, visto que vem tornando-se diferenciado, atraves de uma forma mais singular e humanizada. Conclusões: A reformulacao da grade com novas disciplinas que abordam o respeito a autonomia do paciente e a necessidade de construir um processo de responsabilidade mutua para o sucesso de tratamentos faz com que se contrua um viculo e que exista confianca, essencial para o exito no tratamento. Foi, entao promovido um maior contato universidade-comunidade com trabalhos em pratica de campo e nas USF. Projetos como PET- Saude, tambem permitem a conexao do ensino com o servico, atraves da insercao dos estudantes nos espacos da atencao primaria, onde aprendem a importancia do acolhimento, da equipe multiprofissional interativa, da Medicina centrada na pessoa e da integralidade no servico.

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