Filho AG(1); Leite MTO(1); Pinheiro LS(1); Carvalho PC(1); Barroso AC(1); Chaves MF(1)
(1) Universidade Federal do Maranhao.
Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Medicina apontam para a necessidade de formacao de um medico generalista, humanista, critico e reflexivo, capacitado para atuar, pautado em principios eticos, no processo de saude-doenca em seus diferentes niveis de atencao, com acoes de promocao, prevencao, recuperacao e reabilitacao a saude, na perspectiva da integralidade da assistencia. Nos ultimos anos, tem se produzido intenso debate em torno da reforma curricular das escolas medicas no Brasil.Mediante essa transicao curricular e quase inevitavel questionarmos quanto a eficacia tambem do metodo ensino-aprendizagem, nome dado a um complexo sistema de interacoes comportamentais entre professores e alunos.Objetivos: Avaliar a satisfacao dos alunos quanto as avaliacoes dos tutorial (formativa) e tradicional (somativa /modular). Metodologia: Estudo observacional transversal quantitativo em amostra aleatoria de 104 alunos do 1o ao 8o periodo, calculada no BioEstat versao 5.0, nos quais aplicou-se um questionario qualitativo-objetivo analisando a opiniao dos mesmos quanto ao metodo ensino-aprendizagem em suas aprendizagens. Resultados: Questionados se os metodos avaliatorios (provas teorias/praticas) os avaliavam de forma satisfatoria 79, 8% dos alunos responderam negativamente.Do total de 171 possiveis motivos, 16.3% queixaram-se das notas raramente condizentes com o que realmente sabiam, 18.7% de conteudos que nao sao lecionados sao abordados em prova, 23.3% dos conteudos dados que nao sao cobrados, 23.3% das atividades mal elaboradas, 9.9% das mal corrigidas e 8.1% citaram outros motivos como a fragmentacao dos conteudos. Conclusões: Apesar de na teoria se apresentar como uma analise holistica e integrada, na amostra estudada podemos reconhecer a insatisfacao dos alunos quanto ao metodo principalmente quanto a ma elaboracao das atividades e tambem quanto a conteudos ministrados que nao sao trabalhados. Esta realidade sugere um maior empenho dos gestores em aperfeicoar cada vez mais o metodo ensino-aprendizagem.
Blog com assuntos relacionaods a Educação Médica, Congressos, cursos, resumos de artigos, atualidades. Além do banco de dados livre do Medtubebrasil que você já conhece. Espero que gostem.
Visite Medtubebrasil
Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário