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RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Satisfação dos Alunos de Medicina Quanto Método Ensino-Aprendizagem no Novo Currículo

Filho AG(1); Leite MTO(1); Pinheiro LS(1); Carvalho PC(1); Barroso AC(1); Chaves MF(1)
(1) Universidade Federal do Maranhao.

Introdução: As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduacao em Medicina apontam para a necessidade de formacao de um medico generalista, humanista, critico e reflexivo, capacitado para atuar, pautado em principios eticos, no processo de saude-doenca em seus diferentes niveis de atencao, com acoes de promocao, prevencao, recuperacao e reabilitacao a saude, na perspectiva da integralidade da assistencia. Nos ultimos anos, tem se produzido intenso debate em torno da reforma curricular das escolas medicas no Brasil.Mediante essa transicao curricular e quase inevitavel questionarmos quanto a eficacia tambem do metodo ensino-aprendizagem, nome dado a um complexo sistema de interacoes comportamentais entre professores e alunos.Objetivos: Avaliar a satisfacao dos alunos quanto as avaliacoes dos tutorial (formativa) e tradicional (somativa /modular). Metodologia: Estudo observacional transversal quantitativo em amostra aleatoria de 104 alunos do 1o ao 8o periodo, calculada no BioEstat versao 5.0, nos quais aplicou-se um questionario qualitativo-objetivo analisando a opiniao dos mesmos quanto ao metodo ensino-aprendizagem em suas aprendizagens. Resultados: Questionados se os metodos avaliatorios (provas teorias/praticas) os avaliavam de forma satisfatoria 79, 8% dos alunos responderam negativamente.Do total de 171 possiveis motivos, 16.3% queixaram-se das notas raramente condizentes com o que realmente sabiam, 18.7% de conteudos que nao sao lecionados sao abordados em prova, 23.3% dos conteudos dados que nao sao cobrados, 23.3% das atividades mal elaboradas, 9.9% das mal corrigidas e 8.1% citaram outros motivos como a fragmentacao dos conteudos. Conclusões: Apesar de na teoria se apresentar como uma analise holistica e integrada, na amostra estudada podemos reconhecer a insatisfacao dos alunos quanto ao metodo principalmente quanto a ma elaboracao das atividades e tambem quanto a conteudos ministrados que nao sao trabalhados. Esta realidade sugere um maior empenho dos gestores em aperfeicoar cada vez mais o metodo ensino-aprendizagem.

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