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RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Práticas de Saúde: Inserção Precoce do Acadêmico de Medicina na Prática Médica

Merlini AB(1); Hoekstra BE(1); Stocco CS(1); Araujo EAC(1); Schafranski MD(1) (1) Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Introdução: Durante a realizacao do 47o Congresso Brasileiro de Educacao Medica, nos academicos de Medicina entao do 1o ano ficamos bastante intrigados com as discussoes sobre a insercao precoce dos estudantes na pratica medica. Em nosso curriculo temos disciplinas tal como Praticas de Saude, na qual entramos em contato com o paciente e com a realidade do Programa Saude da Familia e do Sistema Unico de Saude nas populacoes mais carentes da cidade. Pretendemos descrever as vivencias ocorridas em tal disciplina. Objetivos: A insercao do academico na comunidade visa conscientiza-lo sobre a importancia da atencao primaria, capaz de solucionar ate 80% dos agravos a saude se colocada em pratica adequadamente, alem de consolidar os conhecimentos adquiridos, entre eles o exercicio da anamnese, verificacao de sinais vitais e analise dos farmacos utilizados. Métodos: Semanalmente, os academicos acompanham as Agentes Comunitarias de Saude em suas visitas domiciliares. O numero pequeno de estudantes por turma permite o melhor aproveitamento por parte destes. Os dados sao registrados em um relatorio especifico, que inclui alem da historia clinica, condicoes sobre o domicilio, medicamentos em uso e suas interacoes, e os fatores predisponentes e mantenedores de doenca. Resultados: A utilizacao de tal metodologia conduz a maior fixacao de conhecimentos sobre o binomio saude-doenca dessa comunidade. Assim, desperta-se precocemente o interesse por varios projetos de extensao e linhas de pesquisa. Outro dado relevante e a observacao da familia como um todo, abrangendo todas as faixas etarias, e o meio em que vive. Conclusões: A experiencia, inicialmente intimidante devido ao contato com uma realidade ate entao desconhecida, resultou em beneficios para ambos os lados, uma vez que ha tanto o crescimento humanitario, social e profissional do academico que acompanha o dia-a-dia do PSF, bem como ocorrem melhorias no acesso do paciente a condicao digna de saude, preconizada pela OMS.

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