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RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

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sexta-feira, 27 de maio de 2011

Desafios da Inserção Precoce do Acadêmico de Medicina na Atenção Básica

Santana AR(1); Diogo ALR(1); Trindade EMV(1) (1) Escola Superior de Ciencias da Saude.

Introdução: De acordo com as diretrizes curriculares da graduacao em Medicina, o curso devera “inserir o aluno precocemente em atividades praticas relevantes para a sua futura vida profissional” e “ter como eixo do desenvolvimento curricular as necessidades de saude dos individuos e das populacoes referidas pelo usuario e identificadas pelo setor saude”. Diante disso, ao longo do primeiro ano do curso de Medicina, nas atividades regulares do eixo Interacao-Ensino-Servico-Comunidade (IESC), academicos acompanham as acoes de Agentes Comunitarios. Objetivos: Relatar a experiencia da insercao do estudante desde o primeiro da graduacao na comunidade e refletir acerca do impacto desta vivencia na formacao medica. Métodos: Os academicos sao divididos em pequenos grupos contendo dez estudantes e orientados por um docente. Cada grupo e alocado em uma Unidade de Saude da Atencao Basica. Aos pares, os academicos acompanham um Agente Comunitario, realizando visitas domiciliares, educacao em saude, prevencao primaria e reconhecimento dos principais agravos da comunidade. Resultados: Ao final do ano, os estudantes adquirem competencias para lidar com individuos, familias e com a comunidade. O processo saude-doenca e visto nao apenas em aspectos biologicos, mas no contexto multifatoria,l no qual o paciente e a familia se inserem. O enfoque em salutogenese estimula a identificacao de fatores de risco e o desenvolvimento de estrategias de prevencao primaria. Alem disso, gera reflexao acerca da relacao medico-paciente e da importancia do vinculo com a comunidade. Conclusões: A insercao precoce do estudante na comunidade favorece o desenvolvimento de um pensamento coletivo e generalista e corrobora com os preceitos das Diretrizes curriculares. A percepcao critica do processo saude-doenca em suas dimensoes sociais, familiares, culturais e biologicas auxilia o academico a compreender o paciente de uma maneira mais humana, contribuindo para a formacao medica.

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