Santana AR(1); Diogo ALR(1); Trindade EMV(1) (1) Escola Superior de Ciencias da Saude.
Introdução: De acordo com as diretrizes curriculares da graduacao em Medicina, o curso devera “inserir o aluno precocemente em atividades praticas relevantes para a sua futura vida profissional” e “ter como eixo do desenvolvimento curricular as necessidades de saude dos individuos e das populacoes referidas pelo usuario e identificadas pelo setor saude”. Diante disso, ao longo do primeiro ano do curso de Medicina, nas atividades regulares do eixo Interacao-Ensino-Servico-Comunidade (IESC), academicos acompanham as acoes de Agentes Comunitarios. Objetivos: Relatar a experiencia da insercao do estudante desde o primeiro da graduacao na comunidade e refletir acerca do impacto desta vivencia na formacao medica. Métodos: Os academicos sao divididos em pequenos grupos contendo dez estudantes e orientados por um docente. Cada grupo e alocado em uma Unidade de Saude da Atencao Basica. Aos pares, os academicos acompanham um Agente Comunitario, realizando visitas domiciliares, educacao em saude, prevencao primaria e reconhecimento dos principais agravos da comunidade. Resultados: Ao final do ano, os estudantes adquirem competencias para lidar com individuos, familias e com a comunidade. O processo saude-doenca e visto nao apenas em aspectos biologicos, mas no contexto multifatoria,l no qual o paciente e a familia se inserem. O enfoque em salutogenese estimula a identificacao de fatores de risco e o desenvolvimento de estrategias de prevencao primaria. Alem disso, gera reflexao acerca da relacao medico-paciente e da importancia do vinculo com a comunidade. Conclusões: A insercao precoce do estudante na comunidade favorece o desenvolvimento de um pensamento coletivo e generalista e corrobora com os preceitos das Diretrizes curriculares. A percepcao critica do processo saude-doenca em suas dimensoes sociais, familiares, culturais e biologicas auxilia o academico a compreender o paciente de uma maneira mais humana, contribuindo para a formacao medica.
Blog com assuntos relacionaods a Educação Médica, Congressos, cursos, resumos de artigos, atualidades. Além do banco de dados livre do Medtubebrasil que você já conhece. Espero que gostem.
Visite Medtubebrasil
Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário