Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Bioética, Cinema e EducaçãoResumos de artigos do COBEM 2010 Médica: Mar Adentro e o Caso Ramón Sampedro

Bioética, Cinema e Educação Médica: Mar Adentro e o Caso Ramón
Sampedro
Siqueira-Batista R(1); Tagamori FY(2); Lessa LP(2); Ribeiro LM(2); Mesquita LPF(2); Lopes TCC(2)
(1) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa; Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa.

Introdução: As conversacoes sobre a eutanasia — a boa-morte, conceituada como a abreviacao do processo de morrer de um enfermo, por acao ou nao-acao, com o objetivo ultimo de aliviar um grande e insuportavel sofrimento — englobam diferentes pontos de vista. Por constituir importante tema da bioetica contemporanea, torna-se essencial sua abordagem nos cursos de graduacao em medicina (CGM) — envolvendo os aspectos eticos e legais —, preferencialmente a partir de estrategias de ensino-aprendizagem que propiciem o debate sobre o tema. Objetivos: Discorrer acerca da utilizacao do cinema para fomentar o dialogo sobre a eutanasia no CGM, tendo como foco a pelicula Mar adentro. Métodos: Analise critica do filme e revisao da literatura utilizando a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), empregando como descritores: bioetica / eutanasia (estrategia 1) e cinema / educacao medica (estrategia 2). Resultados: Foram encontrados dez artigos na estrategia 1 e dois na estrategia 2, todos selecionados para subsidiar a pesquisa. As questoes levantadas no filme permitem a discussao dos problemas bioeticos referentes a realizacao da eutanasia, na medida em que sao apresentados argumentos contrarios — baseados no principio da sacralidade da vida — e favoraveis — sustentados a partir do principio do respeito a autonomia da pessoa —, a partir da narrativa da historia de Ramon Sampedro. Desde esta perspectiva, as situacoes abordadas ao longo do filme — como celebre dialogo entre Ramon e o Padre — tem a possibilidade de motivar os debates sobre a moralidade e a legalidade da boa-morte. Ademais, podem ser associados outros metodos de ensino — como o juri simulado — a apresentacao do filme, tornando a atividade mais produtiva e interessante. Conclusões: O filme Mar adentro permite reflexoes bioeticas sobre a eutanasia — permitindo a formulacao de argumentos pros e contra sua realizacao — podendo ser empregado na educacao medica, no contexto da utilizacao pedagogica do cinema para o “ensino” da Bioetica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário