Bioética, Cinema e Educação Médica: Mar Adentro e o Caso Ramón
Sampedro
Siqueira-Batista R(1); Tagamori FY(2); Lessa LP(2); Ribeiro LM(2); Mesquita LPF(2); Lopes TCC(2)
(1) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa; Programa de Pos-Graduacao em Bioetica, Etica Aplicada e Saude Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. (2) Departamento de Medicina e Enfermagem, Universidade Federal Vicosa.
Introdução: As conversacoes sobre a eutanasia — a boa-morte, conceituada como a abreviacao do processo de morrer de um enfermo, por acao ou nao-acao, com o objetivo ultimo de aliviar um grande e insuportavel sofrimento — englobam diferentes pontos de vista. Por constituir importante tema da bioetica contemporanea, torna-se essencial sua abordagem nos cursos de graduacao em medicina (CGM) — envolvendo os aspectos eticos e legais —, preferencialmente a partir de estrategias de ensino-aprendizagem que propiciem o debate sobre o tema. Objetivos: Discorrer acerca da utilizacao do cinema para fomentar o dialogo sobre a eutanasia no CGM, tendo como foco a pelicula Mar adentro. Métodos: Analise critica do filme e revisao da literatura utilizando a Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), empregando como descritores: bioetica / eutanasia (estrategia 1) e cinema / educacao medica (estrategia 2). Resultados: Foram encontrados dez artigos na estrategia 1 e dois na estrategia 2, todos selecionados para subsidiar a pesquisa. As questoes levantadas no filme permitem a discussao dos problemas bioeticos referentes a realizacao da eutanasia, na medida em que sao apresentados argumentos contrarios — baseados no principio da sacralidade da vida — e favoraveis — sustentados a partir do principio do respeito a autonomia da pessoa —, a partir da narrativa da historia de Ramon Sampedro. Desde esta perspectiva, as situacoes abordadas ao longo do filme — como celebre dialogo entre Ramon e o Padre — tem a possibilidade de motivar os debates sobre a moralidade e a legalidade da boa-morte. Ademais, podem ser associados outros metodos de ensino — como o juri simulado — a apresentacao do filme, tornando a atividade mais produtiva e interessante. Conclusões: O filme Mar adentro permite reflexoes bioeticas sobre a eutanasia — permitindo a formulacao de argumentos pros e contra sua realizacao — podendo ser empregado na educacao medica, no contexto da utilizacao pedagogica do cinema para o “ensino” da Bioetica.
Blog com assuntos relacionaods a Educação Médica, Congressos, cursos, resumos de artigos, atualidades. Além do banco de dados livre do Medtubebrasil que você já conhece. Espero que gostem.
Visite Medtubebrasil
Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.
RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário