Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Inovaçào Curricular no Ensino Médico: Um Estudo na Revista Brasileira de Educação Médica

Ferreira-Gerab I(1); Araujo EC(2); Batista SH(1) (1) Universidade Federal de Sao Paulo. (2) Faculdade de Medicina do ABC.

Introdução: As inovacoes curriculares constituem um desafio necessario para a adequacao do ensino superior em saude ao perfil profissional desejado no Brasil. Particularmente no ensino medico, a Revista Brasileira de Educacao Medica (RBEM) tem consolidado papel na divulgacao do conhecimento produzido e por isto e uma referencia valiosa para se mapear o que se tem discutido no contexto das inovacoes curriculares na medicina.Este trabalho faz parte do projeto “Docencia, inovacao curricular e formacao: da producao cientifica nacional (1997-2007) a propostas de desenvolvimento docente em saude”. Objetivos: Caracterizar os artigos originais sobre inovacoes curriculares publicados na RBEM no periodo de 1997 a 2007. Métodos: Foram analisados os 30 exemplares da RBEM publicados entre 1997 e 2007. Foram selecionados os artigos originais que apresentavam como palavra-chave os seguintes descritores: curriculo, curricular, inovacao inovador. Os resumos foram lidos foram categorizadas a origem dos trabalhos, as tematicas abordadas a abordagem de pesquisa adotada. Resultados: Dos 237 artigos originais publicados no periodo foram selecionados 40. Observou-se predominancia de publicacoes por autores do sul e sudeste. As tematicas mais presentes foram relatos e avaliacoes de disciplinas, ensaios sobre curriculos e desafios na formacao medica e formacao etica. Nota-se a predominancia de estudos qualitativos e de ensaios, embora tambem existam varios estudos do tipo quanti-qualitativos. Conclusões: Os dados obtidos mostram o interesse na avaliacao do ensino como decorrencia das transformacoes curriculares nas instituicoes embora haja a necessidade de se investigar experiencias curriculares inovadoras como um todo de modo a delinear os efeitos das mudancas na graduacao para a formacao medica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário