Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Ensino de Ética Médica nos Cursos de Graduação em Medicina: uma Revisão de Literatura

Speckhann BA(1) (1) Universidade Federal de Santa Catarina.

Introdução: O ensino em medicina assim como a profissao medica tem suas origens fortemente influenciadas por principios eticos. Entretanto, por dar atencao demasiada para os aspectos tecnicos e seus avancos, o ensino de etica medica muitas vezes fica marginalizado nos curriculos das faculdades de medicina. Objetivos: Fazer uma revisao sobre o ensino de etica nos cursos de medicina e a partir deste conhecimento entender o ensino de etica nas faculdades do Brasil, especialmente de uma Universidade Federal do sul do pais. Métodos: Foi realizada uma busca na base de dados Pubmed com as palavras-chave: “medical”, “education” e “ethics”. Vinte e um artigos de 2005 ate 2010 foram entao analisados. Resultados: Dos artigos verificamos que os atuais modelos de ensino sugerem que este seja vertical e horizontal durante todo o curso, centrado no aluno, multidisciplinar e que aborde os problemas reais vividos pelo estudante, alem das tradicionais aulas de etica. Quanto aos objetivos do ensino de etica medica, destacamos duas vertentes principais: a de formar medicos virtuosos e a de promover habilidades de raciocino etico nos estudantes. Dos problemas expostos pelos autores sobre a disciplina, foram bastante citados a falta de apoio institucional e dos professores das areas tecnicas, alem da dificuldade dos alunos valorizarem os conteudos subjetivos de etica. Recomendacoes sobre o perfil de integridade dos professores e sobre as estruturas curriculares que devam promover uma aproximacao entre o aluno e a disciplina foram as mais frequentes. Conclusões: Entendemos ser muito importante que o estudante tenha a oportunidade de conhecer mais profundamente os principios da etica/bioetica, assim como de ser estimulado a desenvolver meios de raciocinio sobre aspectos eticos da sua pratica atual e futura. Observamos tambem que o ensino de etica medica nas escolas brasileiras ainda e muito incipiente em acoes praticas de ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário