Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Avaliação da Manifestação Estudantil em Prol da Melhoria de um Curso de Medicina

Silva EB(1); O Filho JHL(1); Vasconcelos KCF(1); Oliveira SLV(1); Gil FSM(1); Araujo PSA(1)(1) Universidade Federal do Amazonas.

Introdução: A atual situacao de um curso de Medicina da Regiao Norte resultou em um movimento realizado pelos academicos para buscar melhorias na infra-estrutura, estrutura pedagogica e o ensino medico dentro da Faculdade de Medicina. Objetivos: Mostrar a eficacia do movimento em prol da melhoria do curso de Medicina do Amazonas atraves da avaliacao da manifestacao pelos estudantes de medicina. Métodos: Foram aplicados 70 questionarios de onze perguntas objetivas aos estudantes de medicina do segundo e terceiro periodo. O questionario procurou avaliar o grau de interesse do estudante pela manifestacao e a percepcao do estudante em relacao aos resultados da paralisacao. Os dados obtidos foram tabulados no Excel e cruzados para a identificacao de fatores associados. Resultados: Verificou-se que 66% dos participantes eram mulheres. Do total, 15% nao compareceram a manifestacao. Dos sete itens reinvidicados pela manifestacao, 32, 5% acharam que a estruturacao dos estagios com hospitais de ensino para adequacao do ensino pratico no sistema assistencial nas areas basicas era o item mais importante reinvidicado, e 31, 25% destacou a regularizacao e concretizacao dos convenios com toda a rede Estadual e Municipal de saude como item mais importante a ser realizado. Porem, 75% acreditam que menos da metade das reinvidicacoes foram acatadas e estao sendo aplicadas dentro da faculdade. 85% acreditam que o diretorio academico de Medicina teve um papel fundamental ao convocar toda a comunidade medica para participar da manifestacao e 57,5% acreditam que a manifestacao teve uma alta repercussao na sociedade amazonense. 100% aceitariam participar de outra paralisacao em defesa do curso de medicina. Conclusões: A participacao dos estudantes de medicina na manifestacao pode ser considerada satisfatoria. Porem, passados oito meses apos a manifestacao, os alunos ainda nao tiveram todas suas necessidades atendidas pela reitoria e demais orgaos competentes. Sendo assim, a comunidade academica continua disposta a lutar por uma escola medica mais qualificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário