Visite Medtubebrasil

Aos colegas que pediram está aí.
Estão disponíveis mais de 2.800 arquivos do curso de medicina no já conhecido medtubebrasil
http://www.medtubebrasil.com
são mais de 2.100 downloads/dia
Arquivos em :PPT, PDF, DOC, RESUMOS EM MP3, AUSCULTA CARDÍACA E PULMONAR EM MP3 E WAV, SIMULADOR DE ECG, SIMULADOR DE VENTILADOR MECÂNICO, PROVAS DE RESIDÊNCIA, ATUALIDADES DO CURSO, CENTENAS DE IMAGENS DE LÂMINAS E DE PATOLOGIAS DIVERSAS.

RESUMOS DE ARTIGOS DO COBEM 2010

.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ensaiando Medicina – Inserção na Atenção Básica desde o Primeiro Ano do Curso de Medicina

Esteves RZ(1); Miguel ERA(1); Yoshizawa(1); Santos MR(1); Senger MH(2) (1) Universidade Estadual de Maringa; (2) Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo.

Introdução: Tendo uma matriz curricular tradicional, nosso Curso apresenta como prioridades de intervencao: maior integracao basico-profissional; maior integracao ensino-servico; abordagem equivalente dos determinantes biologicos, sociais e economicos de saude. Para o alcance destes objetivos, a estrategia indutora de mudancas e tornar a atencao primaria um eixo estruturante do curriculo desde o primeiro ano do curso. Objetivos: Inserir os alunos na atencao basica a saude desde o primeiro ano da graduacao em Medicina; envolver mais docentes com os projetos de ensino/pesquisa/extensao baseados na comunidade. Métodos: Os alunos foram sorteados em 5 grupos de 8 alunos, com participacao voluntaria e mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Cada grupo ficou encarregado da discussao durante o ano de um tema selecionado de acordo com o Pacto de Indicadores da Atencao Basica e com o Planejamento de Saude do Estado, quais sejam: Tuberculose ; Hipertensao arterial ; Saude da Mulher ; Saude da Crianca ; Saude do Idoso. Os mesmos temas direcionam os momentos de insercao em servicos de saude e aparelhos sociais. Resultados: Os problemas reais de saude permitem contextualizar o aprendizado de sala de aula e reforcam o trabalho em equipe. Apesar da grande carga horaria do Curso, observamos um grande interesse dos alunos que identificam a relevancia do projeto; as discussoes em grupo e as atividades na Atencao Basica mobilizam professores, alunos e equipes da ESF em torno de objetivos comuns. Alunos e professores nao ligados ao projeto comecam a demonstrar interesse em integrar-se nesta atividade. Conclusões: A insercao na Atencao Basica tem sido muito estimulante para os alunos e induzido uma maior aproximacao dos ciclos basico e profissional. A grande carga horaria do curriculo formal e um obstaculo que devera ser superado para a institucionalizacao desta proposta e a inducao de mudancas nas demais series do Curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário