Esteves RZ(1); Miguel ERA(1); Yoshizawa(1); Santos MR(1); Senger MH(2) (1) Universidade Estadual de Maringa; (2) Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo.
Introdução: Tendo uma matriz curricular tradicional, nosso Curso apresenta como prioridades de intervencao: maior integracao basico-profissional; maior integracao ensino-servico; abordagem equivalente dos determinantes biologicos, sociais e economicos de saude. Para o alcance destes objetivos, a estrategia indutora de mudancas e tornar a atencao primaria um eixo estruturante do curriculo desde o primeiro ano do curso. Objetivos: Inserir os alunos na atencao basica a saude desde o primeiro ano da graduacao em Medicina; envolver mais docentes com os projetos de ensino/pesquisa/extensao baseados na comunidade. Métodos: Os alunos foram sorteados em 5 grupos de 8 alunos, com participacao voluntaria e mediante assinatura de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Cada grupo ficou encarregado da discussao durante o ano de um tema selecionado de acordo com o Pacto de Indicadores da Atencao Basica e com o Planejamento de Saude do Estado, quais sejam: Tuberculose ; Hipertensao arterial ; Saude da Mulher ; Saude da Crianca ; Saude do Idoso. Os mesmos temas direcionam os momentos de insercao em servicos de saude e aparelhos sociais. Resultados: Os problemas reais de saude permitem contextualizar o aprendizado de sala de aula e reforcam o trabalho em equipe. Apesar da grande carga horaria do Curso, observamos um grande interesse dos alunos que identificam a relevancia do projeto; as discussoes em grupo e as atividades na Atencao Basica mobilizam professores, alunos e equipes da ESF em torno de objetivos comuns. Alunos e professores nao ligados ao projeto comecam a demonstrar interesse em integrar-se nesta atividade. Conclusões: A insercao na Atencao Basica tem sido muito estimulante para os alunos e induzido uma maior aproximacao dos ciclos basico e profissional. A grande carga horaria do curriculo formal e um obstaculo que devera ser superado para a institucionalizacao desta proposta e a inducao de mudancas nas demais series do Curso.
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